Agenda 2019

1º Dia: Os desafios para o crescimento

22/03/2019 - Sexta-feira

9:30 - 10:40

Registro de participantes

ABERTURA

10:40 - 10:50

Mensagem da organização

10:50 - 11:00

Fala inaugural: Martin Boehm (Reitor associado da IE Business School) e Renato Janine (Ex-ministro da Educação).

11:00 - 11:50

Palestra com Renato Janine Ribeiro (Ex-Ministro da Educação do Brasil e Professor da Universidade de São Paulo)

Palestrante: Renato Janine (Ex-ministro da Educação)

Tema: 120 dias de governo
Análise apartidária sobre economia, política e avanços sociais dos primeiros dias do governo Bolsonaro.

11:50 - 13:00

Almoço

BARREIRAS, REFORMAS E TECNOLOGIAS

13:00 - 14:30

Mesa Redonda: Política
Tema: Retomada da confiança e o desafio de se realizar as reformas necessárias.

Retomar a confiança no mercado é um dos anseios da sociedade. O mercado precisa saber o que produzir, como e para quem produz. Concomitantemente, as tão esperadas e necessárias reformas devem ocorrer para que o crescimento e o desenvolvimento voltem ao país.

Palestrantes:
Ciro Gomes
Tabata Amaral

Mediadora:
Jucinara Schena

14:40 - 15:50

Painel: Custo Brasil
Tema: A infraestrutura e os gargalos do crescimento econômico (portos, rodovias, ferrovia, taxas, impostos, etc.).

O desenvolvimento de uma infraestrutura de qualidade é um dos maiores desafios do Brasil. Para um crescimento sólido e sustentável da economia o governo e a iniciativa privada teriam que investir com mais eficiência e escala para suprir esse grande déficit. Os recursos gastos pelas empresas para mitigar os prejuízos com as deficiências estruturais do país encarecem todo o ciclo produtivo e prejudicam a competitividade do Brasil, o que impacta diretamente no bolso de toda a sociedade.

Palestrantes:
Antonio Carlos Valente
Bernardo Figueiredo
Daniel Dorea

Mediadora:
Luisa García

15:50 - 16:15

Keynote Speaker: Márcio Anselmo (Delegado de Polícia Federal e Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Polícia Federal).

Tema: O potencial impacto do pacote anticrime no combate à corrupção

A corrupção e o crime organizado são problemas públicos que ocupam posições de destaque na agenda do novo governo. Por essa razão, há grandes expectativas quanto ao teor do “pacote anticrime”: projeto de lei apresentado ao Congresso Nacional, por iniciativa do Ministério da justiça, propondo um conjunto de reformulações legislativas para o enfrentamento desse tipo de criminalidade.

16:15 - 16:30

Pausa para o café

16:30 - 17:40

Painel: A produção acadêmica e desenvolvimento tecnológico no Brasil
Tema: As barreiras na pesquisa cientifica e geração de conhecimento.

O Brasil dispõe de um ambiente propício para um desenvolvimento econômico sustentável - território continental, mercado consumidor jovem e em expansão, recursos naturais, estabilidade institucional e instituições acadêmicas de prestígio, porém os investimentos em P&D são muito baixos para os padrões internacionais dos países mais desenvolvidos. Além da falta de investimentos, a pesquisa acadêmica está em sua grande maioria dirigida a publicações científicas de pouco impacto internacional e sem sinergia com o mundo empresarial, acarretando em projetos desconectados das reais demandas da sociedade e com impacto direto na baixa empregabilidade de acadêmicos nas indústrias. Hoje em dia, a universidade se vê na contingência de formar o cientista e ter de recebê-lo de volta para a atividade docente, porque o mercado privado não o absorve.

Palestrantes:
Renato Janine Ribeiro
Tiago Emmanuel Nunes Braga

Moderadora:
Priscila Kosaka Monteiro

17:50 - 19:00

Painel: Desafios da liderança na era digital
Tema: Na era da transformação digital, de homens trabalhando com máquinas cada vez mais inteligentes, requer evidentemente mudanças culturais profundas que demandam novos modelos de liderança.

Depois do vapor, da eletricidade e da automação, agora, é a vez da conexão e do Big Data. No momento, estamos numa fase de transição da Terceira para a Quarta Revolução Industrial, também conhecida como indústria 4.0. A fusão das tecnologias digitais, físicas e biológicas servirá para aumentar o trabalho e a cognição humana. Isso significa que os líderes precisam preparar a força de trabalho e ajudar a desenvolver modelos de formação acadêmica para trabalhar com — e em colaboração — de máquinas cada vez mais capazes, conectadas e inteligentes.
Portanto, não se trata de um cenário homem versus máquina, mas sim homens e máquinas dividindo o mesmo ambiente de trabalho. Nesse contexto, o painel Desafios da liderança na era digital discutirá como preparar às pessoas com competências para esta realidade. Debaterá ainda sobre o papel de líderes e das organizações nesse cenário e também como manter o lado humano num mundo cada vez mais digital.

Palestrantes:
Jorge del Valle Arduh
Karina Ude
Sixto Arias

Mediador:
José Esteves

19:10 - 20:20

Painel: Nativos digitais e impactos na economia real
Tema: A internet e o comportamento da geração Z: Barreira ou impulsionador ao crescimento econômico?

A geração Z (nascidos entre 1990-2010) é conhecida como nativos digitais - habituados as mídias sociais e 100% conectados. Como o sonho de ser um nômade digital; trabalhar via home office e com horário flexível; ser uma celebridade nas mídias sociais; servirá como impulsionador para o avanço do país?

Palestrantes:
Djamila Ribeiro
Julia Tolenzano

Mediadora:
Ariane Landin

20:30 - 20:40

Encerramento do primeiro dia

20:40 - 21:40

Networking.

2º Dia: As oportunidades para geração de riqueza

23/03/2019 - Sábado

9:30 - 10:40

Registro de participantes

ABERTURA

10:40 - 11:10

Palestra com André Ricardo Fontes (Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região)

Tema: O combate à corrupção e a recuperação das instituições de Direito

Após as eleições e com o cenário político consolidado em Brasília, quais são os desafios que as instituições que combatem a corrupção e o crime organizado terão que enfrentar para que o país continue evoluindo e criando barreiras para diminuir o desvio público?

OPORTUNIDADES, INICIATIVAS E PROJETOS PARA UMA RECUPERAÇÃO SUSTENTÁVEL

11:20 - 12:30

Painel: PPPs, Concessões, Leilões
Tema: O Brasil se abrindo para o mundo

Quais serão as políticas de incentivo para empresas estrangeiras e nacionais investirem no Brasil? Considerando as oportunidades nos setores de óleo e gás, geração e distribuição de energia, PPPs (rodovias, portos, prisionais, etc.), etc. Como seria o plano de recuperação socioeconômico do Brasil e a política de privatizações?

Palestrantes:
António Bulnes
João Marco
Sandro Cabral

Mediador:
Kandarp Mehta

12:30 - 13:50

Almoço.

13:50 - 15:00

Mesa redonda: Empreendedorismo exponencial e mercados Inclusivos no Brasil
Tema: Como Incubadoras, Aceleradoras, Hubs, Venture Capital e Angels Investors contribuem para fomentar o movimento de startups no Brasil e o desenvolvimento de negócios inclusivos

Os negócios inclusivos desenvolvidos por pequenas empresas e startups solucionam problemas antes negligenciados e podem responder as demandas da sociedade complementando e qualificando a oferta de serviços público e privados. Uma melhor organização deste novo modelo de negócio, se mais difundido e organizado pode ser uma alternativa para sair da crise e voltar ao crescimento econômico e desenvolvimento social.

Palestrantes:
Igor Tasic
Pedro Corrales
Rodrigo Menezes

Moderador:
Vasco Bivar de Azevedo

SEGMENTOS E EMPRESAS QUE VÃO LIDERAR A RETOMADA DO CRESCIMENTO

15:10 - 16:20

Painel: Agronegócio
Tema: O motor que empurra o país

Grandes setores da economia brasileira como o agronegócio podem contribuir economicamente em sincronia com as pautas ambientais. Alta tecnologia para alimentar a produção, aliada ao desmatamento e possíveis conflitos no campo, são desafios que precisam ser superados. O crescimento sustentável do agronegócio depende da solução desse problema e iniciativas como a da nova fronteira agrícola (Matopiba) desafiam o setor a gerar riqueza e integração socioeconômica.

Palestrantes:
Leo Zappe
Paulo Borges

Mediador:
Antonio Estévez

16:30 - 17:00

Keynote Speaker: Jean Wyllys (Ex-Deputado Federal; Jornalista e Professor Universitário).

Tema: A (des)proteção de minorias na agenda pública brasileira – O que está por trás do debate em torno da criminalização da homofobia?

O início do ano judiciário brasileiro de 2019 intensificou as expectativas e tensões em torno da criminalização da homofobia. Ante a omissão legislativa do Congresso Nacional, entidades demandaram no Supremo Tribunal Federal a inclusão da minoria LGBT – via interpretação judicial – no conceito de "raça social", permitindo-se, assim, a punição dos seus agressores na forma do crime de racismo, cuja pena – inafiançável e imprescritível – varia de um a cinco anos de reclusão. Embora a tipificação de crimes seja de competência exclusiva do poder legislativo, quatro ministros do STF já votaram a favor da criminalização da homofobia, e sinalizam um novo episódio de judicialização da política de formação da agenda pública brasileira.

17:00 - 17:20

Pausa para café

17:20 - 18:30

Painel: Infraestrutura
Tema: Retomada do crescimento, projetos desafiadores e a abertura do mercado para investimento estrangeiro

Após o pior período de crise já enfrentado pelo Brasil, culminando com a possibilidade da realização eminente de reformas importantes que podem reaquecer novamente o setor, os exemplos de projetos inovadores, as oportunidades que as empresas de infraestrutura estão enxergando para o Brasil e as perspectivas de investimentos em novos segmentos, podem alavancar a contratação da mão da obra na construção pesada pós recessão.

Palestrantes:
André Edelstein
Aristóbulo Bausela
Felix Garcia

Mediador:
Ricardo Mesquita

18:40 - 19:50

Painel: Mulheres como alavancas de crescimento
Tema: A representatividade das lideranças femininas como alicerce do crescimento nacional

A frente dos maiores países e organizações do mundo se encontram mulheres, como a chanceler alemã Ângela Merkel e a CEO do Yahoo Marissa Mayer. Ainda assim, no Brasil as mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de direção e gerência (IBGE 2017). A retomada do crescimento brasileiro deve passar por todas as esferas, incluindo a igualdade de gêneros.

Palestrantes:
Adriana Ventura
Raquel Serradilla Juan
Tabata Amaral

Mediadora:
Andrea Martinelli

20:00 - 20:20

Considerações Finais: Pompeu Andreucci Neto Embaixador do Brasil no Reino de España
Tema: Relações Brasil-Espanha

20:30 - 20:40

Encerramento: Uma breve mensagem da organização.

20:40 - 22:00

Networking

23:30 - 04:00

Festa de Encerramento - Clube IE Brasil e FORO BRASIL ESPAÑA

Contato

Ligue pelo telefone abaixo ou nos envie uma mensagem!

+34 682 026 996