Agenda 2020

1º Dia

21/09/2020 - Segunda-feira

ABERTURA

16:50 - 17:00

Mensagem da organização

17:00 - 18:15

Painel: Corrupção e separação entre os poderes
Tema: O equilíbrio e harmonia entre os poderes com foco no combate à corrupção

A separação entre os poderes é princípio básico da organização dos estados democráticos. Os três poderes da república devem estar unidos por uma agenda comum, voltada, principalmente, para a atuação no combate à corrupção. Para isso, precisam ser respeitadas a separação entre
esses poderes e os freios e contrapesos estabelecidos na constituição.
Como encarar a independência institucional dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, sem que isso funcione como fator de desunião? O que fazer para que se possa reorganizar a estrutura do Poder Judiciário para assegurar uma jurisdição mais rápida e eficiente, resgatando a
credibilidade da população na Justiça? Quais os riscos de uma interferência do Executivo e Legislativo nas decisões do Judiciário no combate à corrupção? Quais as ações que estão sendo colocadas em prática para se avançar na defesa do bem público?

19:45 – 21:00

Painel: O Brasil de hoje
Tema: Uma análise imparcial sobre a economia, política, avanços sociais e relações
internacionais no ano de uma pandemia que vem abalando o mundo

O ano de 2020 será marcado pelo início e talvez o fim de uma pandemia histórica. O que poderemos levar de lição no gerenciamento desse enorme desafio? Quais ações foram tomadas e quais reflexos na estabilidade da sociedade nos levarão para uma retomada do crescimento
do país? Os cenários econômicos e sociais projetados serão melhores com a implementação das reformas previstas? Todas essas questões colaboram para um posicionamento sobre o que poderia ter sido feito, as ações que foram efetivamente implementadas e principalmente o que ainda poderemos fazer para deixar para a história um legado de superação econômica, social e de relações internacionais.

2º Dia

22/09/2020 - Terça-feira

13:00 – 14:00

Painel: As relações Brasil x Espanha pós Pandemia
Tema: Discussão sobre iniciativas, projetos e ações que podem ser tomadas para contribuir com a recuperação de ambos países

Iremos aprofundar nas ações em andamento e previstas para 2021 do consulado brasileiro na Espanha em conjunto com iniciativas planejadas pela frente parlamentar Brasil x Espanha no congresso federal. A integração comercial, política e social buscando uma recuperação acelerada da economia terá inúmeros desafios, mas políticas detalhadas já estão sendo trabalhadas para aumentar a integração entre os países, dando suporte a milhares de brasileiros que estudam, trabalham, e geram negócios na Espanha.

17:00 - 18:30

Painel: Política.
Tema: Governabilidade, presidencialismo de concessão e papel do congresso nas votações.

Cada vez mais os políticos antecipam as campanhas para os novos mandatos. A imagem de mudança de foco e do interesse em projetos eleitoreiros levanta discussões sobre reeleição, uso da máquina, falta de governabilidade e o famoso “toma lá da cá” para consolidar o apoio em votações e projetos. Se o presidencialismo de coalização não é o padrão de governança ideal para nosso país, qual será? E o que a sociedade deve fazer para chegar lá?

18:45 - 19:55

Painel: Reformas e economia.
Tema: Reformas da previdência, administrativa, tributária e fiscal, O impacto real dessas mudanças?

Uma análise sobre o impacto real das reformas aprovadas e um comparativo sobre a realidade em diversos países. É importante entender os cases de sucesso em economias similares e a perspectiva real de sucesso no que foi e está sendo aprovado. Como priorizar uma agenda de reformas num cenário pós-pandemia? Quais serão os maiores desafios?

3º Dia

23/09/2020 - Quarta-feira

17:00 - 18:15

Painel: Transporte e logística.
Tema: Os desafios para o desenvolvimento da logística do país e quais são as soluções que estão sendo adotadas.

É notório a falta de investimento histórico no transporte em massa de pessoas e mercadorias no Brasil nos modais ferroviário e hidroviário. Os custos das operações são extremamente altos, reduzindo a eficiência do Brasil e prejudicando a competitividade internacional. Uma forte malha de transportes no país aumentaria nossa produtividade relevantemente. Diante disso, o plano do atual ministério de infraestrutura é tudo que a gente precisa? Quais são as soluções já em andamento? Como esses investimentos estão sendo viabilizados? Qual o cronograma? E o que estamos deixando para trás?

18:30 - 19:45

Painel: Agronegócio como o impulsionador da retomada pós pandemia.
Tema: Como posicionar o agronegócio brasileiro de forma sustentável no novo cenário mundial?

O agronegócio é um setor de peso na economia brasileira, correspondendo a 24% do PIB e 44% de todas as vendas exteriores do país. Mesmo em meio à crise e o cenário de pandemia, o setor vem apresentando resultados positivos, reduzindo a queda da economia e se consolidando como um propulsor da recuperação. As decisões do governo, junto às últimas reformas, estão facilitando ou dificultando a vida do empresário do agronegócio no país? Quais as oportunidades de negócio em meio a guerra comercial entre Estados Unidos e China? Com a alta nas vendas externas e uma maior participação do agronegócio nas exportações totais, quais serão os maiores desafios para se manter em um cenário de expansão após a crise desencadeada pela pandemia?

4º Dia

24/09/2020 - Quinta-feira

17:00 - 18:15

Painel: Mídia e jornalismo responsável.
Tema: Qual as consequências de uma mídia polarizada, onde a resposta sincronizada das redes sociais vem influenciando as discussões sobre temas como racismo e Fake News.

A mídia tem recorrentemente se posicionado através de análise de fatos questionáveis (Fake News), trazendo uma imparcialidade que resulta em um sério risco à sua credibilidade. Em alguns países é comum jornais e revistas terem uma posição política definida e clara. Isso é um problema? Como manter a imparcialidade de meios de comunicação, quando jornalistas, como qualquer outra classe, tem suas posições e ideologias? Qual a importância do posicionamento da grande mídia no combate ao racismo? Ela vem liderando o processo ou só reage às demandas das redes sociais?

18:30 - 19:45

Painel: Espanha como porta de entrada para o mercado internacional
Tema: Um panorama sobre as vantagens de se poder estudar em um dos melhores
centros acadêmicos do mundo.

Muitos estudantes buscam, em algum momento de seu período de formação, expandir suas fronteiras e ter acesso aos ensinamentos nos principais centros acadêmicos do mundo. Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros é a Espanha, tanto pela similaridade do idioma,
quanto pela presença das principais escolas de negócios e universidades da Europa e do Mundo. A possibilidade de se estudar na Espanha abre um grande horizonte para se inserir no mercado de trabalho internacional. Quais são as principais vantagens da formação acadêmica na
Espanha? O que os estudantes de pós-graduação podem esperar como principal legado após terem realizado seus estudos nessas instituições de ponta da Europa e do mundo?

5º Dia

25/09/2020 - Sexta-feira

17:00 - 18:15

Palestra: Legado e futuro da Lava Jato.
Tema: A reação pós Lava-Jato e a política de amanhã.

A lava-jato foi um conjunto de investigações que mudou para sempre o rumo do combate a corrupção no Brasil, mudando a forma de encarar e combater a impunidade nos altos cargos políticos e empresariais. Quais foram os seus impactos e repercursões no cenário político, jurídico e social? Uma vez terminada a operação, que estratégia usar para que o combate à corrupção se consolide como uma ação perene? Como casos de corrupção deverão ser julgados no país e como esses avanços serão consolidados?

Estamos presenciando uma enorme reação contra os avanços conquistados no combate a corrupção, como o ministério público, a polícia federal e demais instituições de combate a corrupção estão se posicionando no congresso e em tribunais superiores para consolidar a redução das facilidades ao crime de colarinho branco? Será possível implementar as propostas mais duras contra o crime organizado e de colarinho branco em um congresso tão amplamente acusado de crimes e posturas antidemocráticas? Que medidas tomar para evitar o uso político de operações com a Lava Jato?

18:30 - 19:45

Painel: Privatizações, PPPs e concessões.
Tema: Como a sociedade é beneficiada através de uma onda de privatizações?

Qual o cenário atual das privatizações no Brasil e quais são as ações do governo nesse tópico? Podemos mesmo esperar que o investidor trará um ganho de produtividade para o país? Quais são os benefícios e males de um aumento da participação estrangeira? Os Correios e a Eletrobras seriam casos de sucesso? Quais os cuidados que se precisam ter com o impacto social de empresas estatais privatizadas?

6º Dia

26/09/2020 - Sábado

15:00 - 16:15

Painel: Os efeitos da crise do COVID-19 no sistema educacional.
Tema: A educação sofrerá uma mudança estrutural perene através da digitalização, que foi acelerada pela necessidade do distanciamento social em tempos de pandemia, gerando inúmeros desafios. Como a educação, ciencia e tecnología irá influenciar na retomada do crescimento?

Como estabelecer uma nova cultura de ensino pós COVID, onde a incerteza da presença física em sala de aula irá se manter até que exista uma solução segura para o tratamento e cura da atual pandemia e das próximas que possam vir a surgir? Quais os pontos positivos e negativos do EAD e como iremos melhorar a qualidade do ensino desde sua base em tempos de incertezas sanitárias e econômicas? O Brasil é recordista em número de Faculdades em várias especialidades e isso não tem se refletido na qualidade dos formandos que ingressam no mercado de trabalho. Como se deveria ser estruturada essa política de universalização do ensino superior sem que o nível acadêmico se deteriore cada vez mais, levando em consideração que um acompanhamento da qualidade de cursos EAD se dará ainda com mais dificuldades? Como a pesquisa e desenvolvimento podem ser afetados pela digitalização da educação? Porque a educação de base não é priorizada no Brasil, e ano após ano apresenta alguns dos piores índices nos rankings internacionais?

16:30 - 17:45

Painel: Tecnologia na saúde.
Tema: Avanços da telemedicina e robótica médica no Brasil. Onde estamos e para onde iremos?

A tecnologia está cada vez mais integrada na área da saúde através da inteligência artificial. Após a liberação ética de atendimentos médicos à distância no Brasil este ano, que foram acelerados devido à pandemia, muito se vem discutindo sobre esta modalidade de atendimento, embora esta prática já seja adotada em outros países há bastante tempo. Este painel abordará os benefícios da telemedicina à população brasileira com enfase nos custos operacionais de teleconsultas e atual cenário da telemedicina na saúde pública e privada no Brasil, perspectivas das inovações tecnológicas na saúde e educação em robótica direcionada a medicina no nosso país.

18:00 - 19:15

Painel: Empreendedorismo e e-commerce no Brasil.
Tema: O Brasil está construindo um ambiente melhor para os empresários e startups?

Com o alto crescimento de startups tecnológicas e do e-commerce em todo o país, como as novas reformas irão afetar o pequeno e médio empresário? A maior facilidade do crédito, a redução da burocracia e uma maior eficiência nas operações a um custo mais acessível irão inserir o Brasil nas transformações que já estão acontecendo nos países mais desenvolvidos do mundo? Como será o processo de introdução de novas tecnologias como I.A., Blockchain, Cybersecurity e Big Data no comércio brasileiro? O Brasil está preparado para se inserir na internet das coisas com a disseminação em massa do 5G? Como o Brasil irá se posicionar para dar sustentabilidade no comércio que mais cresce no mundo, que é o comércio online? Estudos mostram que a pandemia acelerou uma digitalização do varejo que estava planejada para os próximos anos no Brasil. São inúmeras perguntas que com a falta de ações, manterá um atraso histórico perante os países mais desenvolvidos.

19:15 - 19:25

Encerramento: Uma breve mensagem da organização

Contato

Ligue pelo telefone abaixo ou nos envie uma mensagem!

+34 682 026 996