Edição 2018

O Evento

O 1o Foro Brasil España tem como objetivo a aproximação entre o Brasil e a Espanha, inserindo estudantes e empresários brasileiros e espanhóis nas discussões que têm pautado a economia e a política brasileira nos últimos anos, proporcionando maior engajamento com o mercado e a situação do País. Priorizamos o estreitamento de laços por meio de discussões sobre o “Brasil possível”, visando ao cenário póseleições 2018.

Todo esse debate será feito no formato de mesas redondas e painéis com nomes importantes do cenário nacional e internacional. No Foro, um grupo diverso, composto por empresários, jornalistas, políticos e outros formadores de opinião, debaterá temas como política, economia, diversidade e influência da mídia.

Patrocinadores

Programação

Dia 1 - 23/03/2018

ABERTURA

10:00 – 11:00 | Registro de participantes

11:00 – 11:10 | Abertura do primeiro dia: reitor da ESADE

11:10 – 11:50 | Palestra: presidente honorário do Foro Brasil España

12:10 - 13:20 | | Painel: Os desafios do capital humano no Brasil

13:20 - 14:10 | | Almoço

14:10 – 15:20 | | Painel: o Brasil na ótica do investidor estrangeiro

15:40 – 16:50 | Painel: as mulheres como protagonistas da retomada Brasileira

16:50 – 17:00 | Encerramento do primeiro dia

Methodology: Discussion of previously sent case

Dia 2 - 24/03/2018

ABERTURA

10:00 – 11:00 | Registro de participantes

11:00 – 11:40 | Abertura do segundo dia

DEBATES SOBRE O FUTURO DO BRASIL NO ÂMBITO NACIONAL E URBANO

12:00 – 13:20 | Mesa redonda: o que esperar da política no Brasil após as eleições?

13:20 - 14:10 | | Almoço

14:10 – 15:20 | Mesa redonda: o desafio urbano no Brasil

FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO BRASIL POSSÍVEL

15:40 – 16:50 | Painel: os desafios para a estabilização da economia

17:10 – 18:20 | Painel: a responsabilidade da mídia como influenciadora no debate político, social e cultural

18:40 – 19:50 | Painel: como empreender e fazer negócios num país em crise?

19:50 – 20:10 | Considerações Finais

20:10 – 20:20 | Encerramento: uma breve mensagem da organização

Onde

Centro de convenções da ESADE Business School, Barcelona, Espanha

Quando

23 e 24 de Março de 2018

Público alvo

Estudantes e empreendedores brasileiros e espanhóis, investidores com interesse no Brasil, jornalistas, economistas e cientistas políticos.

Transmissão Online ao Vivo

Esperamos contar com a participação à distância de milhares de pessoas que assistirão às transmissões ao vivo do evento pela internet.

Público Estimado

Expectativa de 300 pessoas por dia.

Palestrantes

Adriana Barbosa

Adriana Barbosa é criadora da Feira Preta, maior feira de cultura negra da América Latina. Como empreendedora social, passou pelas principais aceleradoras de negócios sociais no país e em 2016 foi finalista do Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Anjos do Brasil. Em 2017 esteve na lista dos 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo realizada pela “Most Influential People of African Descent” e oficializada em jantar com o ex-presidente Barack Obama.

Adriano Lima

Adriano Lima é fundador da AL+ e Advisor de executivos CLevel para Soluções de Gestão e Pessoas. Foi executivo de Estratégia, Gestão e Pessoas do Itaú Unibanco, MasterCard e Dasa e membro do board do Itaú Internacional. Esteve à frente da Gestão Global de Talentos do Itaú Unibanco, tendo implementado diversos programas de trainee e MBA. Adriano é colunista da Você SA, Professor do Insper e Advisor Voluntário da Fundação Estudar.

Antonio Carlos Valente

Antonio Carlos Valente é Chairman da consultoria de negócios Everis Brasil, uma das maiores empresas mundiais do setor, presente em 87 países e também foi presidente do grupo Telefônica no Brasil. Valente é formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Administração, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Christian Lohbauer

Christian Lohbauer é pré-candidato ao Senado por São Paulo pelo Partido Novo. Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP, foi VP de Assuntos Corporativos da Bayer no Brasil, Presidente Executivo da CitrusBR, Diretor Executivo da ABEF e Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de SP. Atua como professor convidado da Fundação Dom Cabral e é membro das diretorias da ABAG, CEAL, e Instituto de Relações Internacionais da USP.

Deltan Dallagnol

Deltan Dallagnol é o procurador coordenador da força tarefa responsável pela Operação Lava- Jato e uma das vozes mais ativas contra a corrupção no Brasil, tendo liderado o projeto “Dez medidas contra a corrupção”. Bacharel em direito pela UFPR e mestre pela Harvard University, é especialista em crimes financeiro e é autor de diversos livros e artigos sobre o tema. Iniciou sua carreira no MPF/PR em 2003 com apenas 23 anos.

Gustavo Rocha de Menezes

Gustavo Rocha de Menezes é cônsul-geral adjunto do Brasil em Barcelona desde 2016. Anteriormente serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres, Santiago e Pequim, além de ter sido chefe da Divisão de China e Mongólia no Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Bacharel em Economia e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, ingressou na carreira diplomática em 1995.

Igor Tasic

Igor Tasic é fundador e CEO da Startup Europe Week, o maior movimento de empreendedorismo na Europa, com eventos em mais de 300 cidades, promovido em colaboração com a Comissão Europeia. É empreendedor serial, além de especialista em ecossistemas empreendedores e em internacionalização de pequenas e médias empresas. Anteriormente, fez carreira em consultoria (Strategy&/Booz&Co.) e em empresas de grande porte (Orbitall, TIVIT, Telefónica e DuPont). Tasic é PhD candidate na UPCT e MSc. na Columbia/FGV-EAESP.

Jaime Lerner

Jaime Lerner é político, arquiteto e urbanista brasileiro de renome. Foi prefeito de Curitiba por trêsvezes e governador do Paraná por duas vezes. Foi presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em 2002 e atualmente Lerner é urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.

Jose Carlos Cardozo

Jose Carlos Cardozo é advogado e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi deputado federal, ministro da Justiça e advogado-geral da União do Brasil. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e procurador do Município de São Paulo

Suzan Rivetti

Suzan Rivetti é Chairman da J&J Consumo América Latina. É uma das executivas mais respeitadas do Brasil e foi considerada uma das mulheres mais poderosas e influentes do país (Revista Forbes). Em 2008 tornou-se a primeira presidente mulher da filial no Brasil.

Vanessa Lobato

Vanessa Lobato é vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo Santander no Brasil, tendo assumido a posição com o desafio de fortalecer a atuação da área num contexto competitivo. Sua trajetória se deu nas áreas comerciais do segmento financeiro, onde teve a oportunidade de atuar em diversas funções sendo, por último, superintendente da rede comercial no Interior de SP. Ela é mineira, mãe de 3 filhos, e anteriormente trabalhou nos bancos Nacional e Unibanco.

Conselheiros

Bruno Pena | MBA Candidate na ESADE Business School

Gerente de projetos. Trabalhou durante 7 anos para a Odebrecht liderando projetos de
infraestrutura pesada, antes de iniciar empreendimentos próprios na área de habitação popular.

Arthur Eliezer | MBA Candidate na ESADE Business School

Profissional de marketing. Foi trainee do Grupo Abril, assumindo posições de liderança na área de marketing.

Julia Rivetti | MBA Candidate na ESADE Business School

Designer. Trabalhou durante 7 anos na DM9DBB, assumindo posição de liderança na área de atendimento ao cliente com experiência em Marketing e Branding em clientes como Unilever, Ambev, Latam e Cisco

Leo Gomes | PhD Candidate no MIT-Zaragoza

Administrador de empresas. Educação doutoral combinada no Zaragoza Logistics Center, MIT e Harvard. Mais de 10 anos de experiência profissional, incluindo 7 anos em consultoria de gestão (Galeazzi & Associados, Europraxis/Minsait e EY).

Shara Lim | MBA Candidate na IE Business School

Advogada corporativa com visão de negócios. LL.M. na Boston University. Trabalhou no jurídico de grandes empresas de capital aberto, como Natura, Alpargatas e Souza Cruz.

Tiffanie Mangels | MBA Candidate na IE Business School

Profissional de hotelaria formada pelo Glion Institute of Higher Education na Suiça. Assumiu a gerencia geral do grupo Noronha Pousadas, durante a transição de proprietários. Anteriormente, trabalhou por mais de 6 anos no Hyatt em Cingapura, assumindo posição de liderança.

Equipe de Apoio

Marcos Stuart Fraser

Apoio

Viveca Santana

Apoio

Filipe Barros

Apoio

Diego Gonçalves Claudio

Apoio

Francisco Cavalcanti

Apoio

Luis Joaquim Duran

Apoio

Bruna Fernandes Basile

Apoio

Gustavo Oliveira de Queiroz Galvão

Apoio

Galeria do evento