Edição 2019

O Evento

O 2° Foro Brasil España tem como objetivo a aproximação entre o Brasil e a Espanha, inserindo estudantes e empresários brasileiros e espanhóis nas discussões que têm pautado a economia e a política brasileira nos últimos anos, proporcionando maior engajamento com o mercado e a situação do País. Priorizamos o estreitamento de laços por meio de discussões sobre o “Brasil possível”, sugerindo oportunidades de geração de riquezas e empregos, pautando no cenário pós-eleições e no maior período de crise vivido pelo país.

Todo esse debate será feito no formato de mesas redondas e painéiscom nomes importantes do cenário nacional e internacional. No Foro,um grupo diverso, composto por empresários, jornalistas, políticos eoutros formadores de opinião, debaterá temas como política,economia, diversidade, influência da mídia, desafios e oportunidadesno cenário pós-eleições.

Patrocinadores

Programação

9:30 - 10:40 | Registro de participantes

Dia 1 - 22/03/2019

9:30 - 10:40 | Registro de participantes

10:40 - 10:50 | Mensagem da organização

10:50 - 11:00 | Fala inaugural: Martin Boehm

11:00 - 11:50 | | Palestra com Renato Janine Ribeiro Ex-Ministro da Educação do Brasil e Professor da Universidade de São Paulo.

11:50 - 13:00 | | Almoço

13:00 - 14:30 | | Mesa Redonda: retomada da confiança e o desafio de se realizar as reformas necessárias

14:40 - 15:50 | Painel: Custo Brasil - A infraestrutura e os gargalos do crescimento econômico (portos, rodovias, ferrovia, taxas, impostos, etc).

16:30 - 17:40 | Painel: A produção acadêmica e desenvolvimento tecnológico no Brasil - As barreiras na pesquisa cientifica e na geração de conhecimento

17:50 - 19:00 | As barreiras na pesquisa cientifica e na geração de conhecimentol - Os novos modelos de liderança na era da transformação digital

19:10 - 20:20 | Painel: Nativos digitais e impactos na economia real - A internet e o comportamento da “geração Z”: barreira ou impulsionador ao crescimento econômico?

20:30 - 20:40 | Encerramento do primeiro dia

20:40 - 21:40 | Networking

Dia 2 - 23/03/2018

09:40 - 10:40| Registro de participantes

10:40 - 11:10 | Palestra: O combate à corrupção e a recuperação das instituições de Direito

11:20 - 12:30 | | Painel: O Brasil se abrindo para o mundo.

12:30 - 13:50 | Almoço

13:50 - 15:00 | Mesa redonda: Como Incubadoras, Aceleradoras, Hubs, Venture Capital e Angels Investors contribuem para fomentar o movimento de startups no Brasil e o desenvolvimento de negócios inclusivos.

15:10 - 16:20 | Agronegócio: O motor que empurra o país

16:30 - 17:00 | Tema: A (des)proteção de minorias na agenda pública brasileira - O que está por trás do debate em torno da criminalização da homofobia?

17:00 - 17:20 | Pausa para o café.

17:20 - 18:30 | Tema: Retomada do crescimento, projetos desafiadores e a abertura do mercado para investimento estrangeiro.

18:40 - 19:50 | Painel: A representatividade das lideranças femininas como alicerce do crescimento nacional.

20:00 - 20:20 | Considerações Finais: Pompeu Andreucci Neto

20:30 - 20:40 | Encerramento - Mensagem da Organização do Evento

20:40 - 22:00 | Networking

23:30 - 04:00 | Festa de Encerramento

Onde

Auditório da IE Business School em Madrid

Quando

22 e 23 de março

Público alvo

Estudantes e empreendedores(as) do Brasil e da Espanha, investidores(a), jornalistas, economistas e cientistas políticos

Transmissão Online ao Vivo

Esperamos contar com a participação à distância de milhares de pessoas que assistirão às transmissões ao vivo do evento pela internet.

Público Estimado

Expectativa de 300 pessoas por dia.

Palestrantes

TIAGO BRAGA

TIAGO BRAGA, doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília(UnB). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).Atualmente lidera Coordenação de Novas Tecnologias Aplicadas a Produtos (Cotea) no IBICT na qual coordena projetos de pesquisa relacionados à informações tecnológica, informações para sustentabilidade e ciência de dados. Faz parte do comitê gestor da Life Cycle Initiative (LCI), iniciativa promovida pela ONU Meio Ambiente.

ANTÔNIO CARLOS VALENTE

ANTÔNIO CARLOS VALENTE, 66, engenheiro elétrico, iniciou sua carreira naTelebrás, passando por diversos cargos e pela Telerj, até em 1997 começou a integrar o Conselho Diretor da Anatel e atuou como assessor especial do Ministro de Comunicações. Em 2004, assumiu a presidência da Telefônica no Peru, e a partir de 2011 a presidência do Grupo Telefônica no Brasil. A partir de 2017, assumiu como presidente institucional da consultoria Everis, no Brasil.

LEO ZAPPE

LEO ZAPPE, atualmente, Leo é Global Product Manager da Syngenta CropProtection, liderando carteiras de múltiplas culturas com forte perspicácia comercial.Como profissional certificado em marketing e excelência em vendas, trabalhou emdiferentes áreas do negócio, tanto no Brasil quanto na Suíça, desenvolvendo uma ampla experiência em gestão de produtos, gestão de equipes funcionais, desenvolvimento de negócios e marketing estratégico.

SIXTO ARIAS

SIXTO ARIAS, é CEO de Made in Mobile e sócio da Upplication. Anteriormente fue cofundador de Mobext, em sociedade com Havas Media e outras empresas, como Movilisto. É fundador e presidente emérito da Media Market Association. Reinventou a Capaball ferramenta de inteligência artificial que seleciona os melhores conteúdos online para criar planos personalizados de formação. Dedicou sua vida para a inovação e a criação de varios projetos e startups, sempre sobre o mundo digital, e tem focado seus esforços em telefones. É professor de várias universidades e escolas de negócio, como a Universidad Complutense de Madrid, ESIC, Porto Business School e IE Business School.

CIRO GOMES

CIRO GOMES, 61, iniciou sua carreira político-administrativa em 1982 aos 24 anos, foi deputado estadual e federal, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional. E, 2018, foi pré-candidato à Presidência da República pelo PDT nas eleições presidenciais, terminando na terceira posição com 13,3 milhões de votos.

JULIA TOLEZANO

JULIA TOLEZANO, 27, conhecida pelo apelido de Jout Jout, é uma vlogueira, escritora e jornalista brasileira. Julia é conhecida pelo seu canal no Youtube com foco em discussões feministas, Jout Jout Prazer, que atualmente possui mais de dois milhões de inscritos. Em 2016 publicou seu primeiro livro, “Tá Todo Mundo Mal”, que se tornou um dos mais vendidos do país naquele ano.

KARINA UDE

KARINA UDE, psicóloga e MBA, possui mais de 12 anos no setor de Recursos Humanos, especificamente nas áreas de gestão de talentos, diversidade e inclusão e eficiência organizacional. Desde 2018, assumiu o cargo de HR Global Director na Syngenta, empresa onde trabalhou nos últimos 4 anos.

ANDRÉ RICARDO CRUZ FONTES

ANDRÉ RICARDO CRUZ FONTES, exerce a função de Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª. Região. É Desembargador desse tribunal desde 15 de fevereiro de 2001, decorrente de vaga destinada ao quinto constitucional para o Ministério Público Federal, no qual permaneceu de 15 de dezembro de 1989 até 14 de fevereiro de 2001, como Procurador da República e, posteriormente, como Procurador Regional da República. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 2013 a 2017, e atualmente é membro do Conselho da Justiça Federal (Brasília-DF). No âmbito acadêmico, exerce a função de Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e é autor de diversas obras de Direito.

MARTIN BOEHM

MARTIN BOEHM, é o reitor da IE Business School. Martin possui um BA emNegócios Internacionais pela Universidade de Reutlingen, um MBA pela Australian Graduate School of Entrepreneurship e um PhD em Marketing pela Universidade de Frankfurt. Se incorporou à IE Business School em 2006 como Professor de Marketing (função que ainda exerce) e em 2017 foi promovido a reitor de toda a escola de negócios. Martin passou a última década pesquisando e prestando consultoria na área de gestão de clientes (customer management).

DANIEL PEDREIRA DOREA

DANIEL PEDREIRA DOREA, é o Diretor Econômico-Financeiro e de Relações comInvestidores (CFO & IRO) da Santos Brasil Participações S.A., desde outubro de 2016, tendo anteriormente ocupado o cargo de membro do Conselho de Administração por 04 anos. Trabalhou por 06 anos no Opportunity Asset Management, diretamente na gestão de investimentos em private equity, nas indústrias de Óleo & Gás, mineração, agronegócio, saneamento e infraestrutura. É graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pósgraduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).

FELIX GARCIA

FELIX GARCIA, engenheiro e MBA, possui extensa experiência no setor de Infraestrutura, com foco em mobilidade, linhas de transmissão e abastecimento de água. Atuou como conselheiro em diversas empresas do setor e membro da Câmera de Espanhola de Comércio no Brasil. Dedicou-se 13 anos a Acciona, empresa de infraestrutura e energias renováveis, atuando como Diretor Institucional nos últimos 3 anos.

ANDRÉ EDELSTEIN

ANDRÉ EDELSTEIN, advogado formado pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo, com MBA na IE Business School, atualmente sócio da Advocacia Waltenberg, membro do conselho juridico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovolteica – ABSOLAR e conselheiro fiscal do Instituto Sou da Paz.

POMPEU ANDREUCCI NETO

POMPEU ANDREUCCI NETO, é o atual Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil na Espanha e Andorra. Diplomata brasileiro de carreira, o embaixador Andreucci Neto serviu entre 2016 e 2018 como Chefe do Protocolo ao Presidente do Brasil. De 2011 a 2016 foi Assessor Diplomático Chefe do Vice- Presidente do Brasil. De 2006 a 2011, Andreucci Neto atuou como Ministro- Conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington, D.C., onde dirigiu o setor de Assuntos Econômicos, Comércio e Política Financeira. De 2003 a 2006, foi Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

TÁBATA AMARAL

TÁBATA AMARAL, 25, cientista política e astrofísica, ativista pela educação. Cofundou o Movimento Acredito, movimento suprapartidário com foco na redução da desigualdade no país e o Movimento Mapa da Educação, que tem como missão engajar os jovens na luta por uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Em 2018, se elegeu Deputada Federal por São Paulo, como a candidata mais votada do Estado, com 264 mil votos.

RENATO JANINE RIBEIRO

RENATO JANINE RIBEIRO, é professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, graças à obra “A Sociedade Contra o Social” (Editora Companhia das Letras), bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009. Atualmente trabalha como colunista do jornal Valor Econômico.

JOÃO MARCO DA CUNHA

JOÃO MARCO DA CUNHA, trabalhou durante seis anos como economista no BNDES, foi analista de projetos na FINEP e consultor do Instituto Brasileiro de Economia. Economista formado na PUC-Rio e Mestre pela FGV, além de ser Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica, também pela PUC-Rio. A partir de 2017, começou a escrever artigos sobre política e economia que foram publicados nos jornais O Globo, Valor e Folha. na ESADE.

PEDRO CORRALES

PEDRO CORRALES, é o executivo responsável pela área de inovação de draft beer da Heineken España. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e comercial em grandes multinacionais como Heineken, General Mills, Parmalat e Fuente Liviana. Ao longo de sua carreira ganhou diversos prêmios em reconhecimento a campanhas desenvolvidas (ex. “Piensa en Verde” e “Invierno com Häagen-Dazs”) e por ideias inovadoras. É professor de marketing e empreendedorismo no IE Business School.

ARISTÓBULO BAUSELA SÁNCHEZ

ARISTÓBULO BAUSELA SÁNCHEZ, 53, formado em geografia e história com doutorado em história antiga, construiu toda sua carreira na Mapfre passando por vários paises e atualmente exercendo o cargo de CEO da américa latina.

BERNARDO FIGUEIREDO

BERNARDO FIGUEIREDO, economista, ex-presidente da Empresa Estatal de Planejamento e Logística (EPL) responsável por bilhões de investimentos em infraestrutura no Brasil, além de comandar a Agência Nacional de Trasportes Terrestres e Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Figueiredo se considera um técnico que atua há 40 anos com transportes.

DJAMILA RIBEIRO

DJAMILA RIBEIRO, filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira. É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Tornou-se conhecida no país por seu forte ativismo na internet. É colunista online da CartaCapital, Blogueiras Negras e Revista Azmina. Em 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

MÁRCIO ADRIANO ANSELMO

MÁRCIO ADRIANO ANSELMO, o Delegado Federal Márcio Adriano Anselmo é o atual Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro daPolícia Federal. É considerado pelos meios de comunicação como a “alma” da Lava Jato, por ter sido o responsável pelas investigações iniciais dos crimes revelados por essa operação. No âmbito acadêmico, é Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, e tem experiência nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança internacional, cooperação jurídica internacional, lavagem de dinheiro e crimes financeiros. É autor de diversas obras jurídicas, com destaque para os livros “Colaboração premiada – o novo paradigma do processo penal brasileiro”, e “Lavagem de Dinheiro e Cooperação Jurídica Internacional”.

PAULO BORGES

PAULO BORGES, proprietário da Atman Production, produtora de grãos em Mato Grosso e um dos lideres do GAS (grupo de agricultura sustentável). Atuou como consultor no SEBRAE e como empresário do Agrobusiness. Atualmente ocupa seu tempo entre a fazenda e a organização estratégica do GAS, principalmente ligada às iniciativas na área de educação.

JEAN WYLLYS

JEAN WYLLYS, é jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Eleito pela primeira vez em 2010 para um mandato de deputado federal pelo PSOL-RJ e re-eleito em 2014 e 2018. Wyllys se tornou conhecido inicialmente por ter participado e ganhado a quinta edição do programa Big Brother Brasil. Classificado pela revista The Economist como umas das 50 personalidades que mais lutam pela diversidade no mundo, foi um dos mais atuantes parlamentares brasileiros na defesa dos direitos humandos, especialmente em relação aos direitos LGBT.

RODRIGO MENEZES

RODRIGO MENEZES, Sócio-fundador de Derraik & Menezes, um dos principais escritórios de advocacia para fundos de Venture Capital e start-ups do Brasil. Membro da Associação Brasileira de FINTECHS e Anjos do Brasil e membro do Grupo Dínamo – ecossistemas de start-ups. Tembém é professor do Insper e FIAP de São Paulo, acumulando grande experiência em torno do ambiente de empreendedorismo e investimentos financeiros.

RAQUEL SERRADILLA JUAN

RAQUEL SERRADILLA JUAN, possui um background em engenharia da computação e cursos de educação executiva das principais escolas de negócio da Espanha. Atualmente, Raquel foi VP para o sul da Europa da Altitude Software, uma empresa global focada em soluções para centros de atendimento. Raquel é cocriadora do primeiro mestrado europeu focado em gestão de centros de atendimento, como também criadora e sponsor do prêmio para reconhecimento de profissionais de sua indústria de atuação. Desde janeiro, Raquel é conselheira das empresas GoConnect e E-Voluciona.

IGOR TASIC

IGOR TASIC, é o fundador e CEO da Startup Europe Week, maior evento de empreendedorismo regional do mundo, promovido em colaboração com a Comissão Europeia e presente em mais de 300 cidades e 50 países com um alcance global de 6 milhões de empreendedores. É empreendedor em série, especialista em inovação, ecossistemas empreendedores e em internacionalização de pequenas e médias empresas. Ele é membro da Rede de Líderes Digitais do Fórum Econômico Mundial e conselheiro em programas de aceleração múltipla / startups em todo o mundo. Anteriormente, Igor trabalhou como consultor de estratégia para a Booz Allen Hamilton e como executivo de grandes corporações, como Telefonica e DuPont. Igor é doutorando pela na UPCT e mestre em administração de empresas pela Columbia Business School / FGV-EAESP.

ANTÔNIO BULNES

ANTÔNIO BULNES, é atualmente sócio – responsável da Garrigues Abogados México DF e ex-diretor dos escritórios no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência, Antonio é especialista em Direito Societário, Fusões e Aquisições, Joint Ventures e Venture Capital.

Conselheiros

ANDREA IRIONDO | MBA CANDIDATE IE BUSINESS SCHOOL.

Engenheira civil pela Universidad Alfonso X El Sabio na Espanha, trabalhou por 5 anos no Brasil e foi responsável pelo mercado Latino-Americano nas áreas de vendas e marketing em diferentes empresas na área de mineração.

BRUNO PENA | MBA CANDIDATE ESADE BUSINESS SCHOOL.

Engenheiro civil (UFBA), MBA em gerenciamento de projetos(FGV), MBA full time (Esade Business School), 8 meses no programa de MBA (Fudan-MIT) em Shanghai. Trabalhou por 7 anos liderando projetos de infraestrutura pela Odebrecht antes de iniciar projetos próprios na área de habitação popular. Atualmente implementando uma empresa de e-commerce com importação da Asia.

FILIPE BARROS | PHD CANDIDATE NA UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE VALENCIA.

Gestor de projetos de P&D, educação doutoral em Engenharia Industrial. Mais de 13 anos atuando na Academia, empresas privadas e Institutos de P&D nos âmbitos da gestão de projetos, sustentabilidade e geração de negócios.

LUIZ FELIPE MURAD | MBA CANDIDADATE IE BUSINESS SCHOOL.

Luiz Felipe Murad Lima é formado em Direito pela FDV-ES. Possui um Mestrado em Direito Comercial Internacional e em Governança Corporativa Internacional pelas Universidades de Paris-I Panthéon-Sorbonne, Sciences-Po e Columbia Law School. Trabalhou como advogado por cinco anos representando multinacionais e Estados em escritórios no Brasil, França e Espanha e atualmente cursa um International MBA na IE Business School em Madrid.

RICARDO DE SOUZA LEITE | EMBA CANDIDATE IESE.

Economista, com passagens por banco de investimentos e empresas do setor de grande consumo, fundou e liderou a segunda maior operadora de vending machines do Brasil. Empreendedor.

TULIO PRADO | MBA CANDIDATE EM IESE BUSINESS SCHOOL.

Consultor com foco em excelência operacional e satisfação de cliente, com histórico no Mercado Financeiro, tendo dedicado 4 anos ao Itaú Unibanco, com foco em Wealth Management. Atualmente realiza MBA em IESE, Barcelona.

MARCELO BRAGAGNOLLO | MBA CANDIDATE IE BUSINESS SCHOOL.

Graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, pós-graduado em Master in Business Economics pela FGV, CFA Charteholder pelo CFA Institute e finalizando o MBA em julho/2019 na IE. Ao longo da vida profissional, possui abrangente experiência em estruturação, reestruturação e gestão de empresas de diferentes portes e setores.

DIEGO GONÇALVES CLAUDIO | MBA CANDIDATE IESE BUSINESS SCHOOL.

Engenheiro formado pela UFMG, com experiência como consultor na Falconi e gestor de mudança no Itaú. Atuação em projetos de redesenho e padronização de processos, redução de custos, OBZ, fusão operacional e gestão matricial de receita.

DOUGLAS BORGES DE VASCONCELOS | PH.D. CANDIDATE NA UNIVERSITAT POMPEU FABRA.

Advogado, Professor e Pesquisador da Fundação CAPES/MEC. Atualmente desenvolve sua tese na Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha, na condição de Predoctoral Visiting-Researcher. Anteriormente foi Anti-Money Laundering & Compliance Trainee do escritório multinacional Cuatrecasas, presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC), e docente na UniRio e UFMS. É autor do livro “A política pública de combate à lavagem de dinheiro no Brasil”.

Equipe de Apoio

CAMILA KOCH PENA

Apoio

FERNANDA CAROPRESSO

Apoio

IRMA TEIXEIRA

Apoio

CAMILA KZAN

Apoio

HUMBERTO SCHNEIDER ATAIDE

Apoio

ERIKA DIAS

Apoio

RICARDO S. GOUVÊA

Apoio

BRUNO GONÇALVES SIQUEIRA

Apoio

DOUGLAS MONROE

Apoio

JULIO CESAR FERREIRA FILHO

Apoio

DANIEL CHAPELA DE OLIVEIRA NORES

Apoio

Galeria do evento