Grandes pessoas engajadas em grandes discussões.

O Foro é foi composto por empresários, jornalistas, políticos e outros formadores de opinião que debateram e trocaram experiências sobre temas relevantes como: política, economia, diversidade e influência da mídia.

Vagas limitadas, faça já sua inscrição!

Antonio Bulnes

Antonio Bulnes é atualmente sócio - responsável da Garrigues Abogados México DF e ex-diretor dos escritórios no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência, Antonio é especialista em Direito Societário, Fusões e Aquisições, Joint Ventures e Venture Capital.

Antonio Carlos Valente

É Chairman da consultoria de negócios Everis Brasil, uma das maiores empresas mundiais do setor, presente em 87 países. Anteriormente foi presidente de diversas empresas, tais como Vivo S.A., Telefônica do Brasil, Telebrasil Telecomunicações, além de ter sido Chairman da Telefônica do Brasil e consultor da Fundação Lemann. É engenheiro elétrico e cursou o programa de Corporate Strategy - Executive Certificate na Sloan School of Management, MIT.

Aristóbulo Bausela Sánchez

53, formado em geografia e história com doutorado em história antiga, atualmente exerce o cargo de CEO Área Territorial LATAM. Construiu toda sua carreira na Mapfre passando por vários cargos de diretoria, tais como: CEO Regional de LATAM SUL, Diretor Geral Comercial da Divissão de Seguro Espanha, Diretor Geral da Rede MAPFRE, entre outros.

Bernardo Figueiredo

Economista, ex-presidente da Empresa Estatal de Planejamento e Logística (EPL) responsável por bilhões de investimentos em infraestrutura no Brasil, além de comandar a Agência Nacional de Trasportes Terrestres e Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Figueiredo se considera um técnico que atua há 40 anos com transportes.

Ciro Gomes

Ciro Gomes, 61, iniciou sua carreira político-administrativa em 1982 aos 24 anos, foi deputado estadual e federal, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional. E, 2018, foi pré-candidato à Presidência da República pelo PDT nas eleições presidenciais, terminando na terceira posição com 13,3 milhões de votos.

Djamila Ribeiro

Filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira. É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Tornou-se conhecida no país por seu forte ativismo na internet. É colunista online da CartaCapital, Blogueiras Negras e Revista Azmina. Em 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

Daniel Pedreira Dorea

Daniel Pedreira Dorea é o Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores (CFO & IRO) da Santos Brasil Participações S.A., desde outubro de 2016, tendo anteriormente ocupado o cargo de membro do Conselho de Administração por 04 anos. Trabalhou por 06 anos no Opportunity Asset Management, diretamente na gestão de investimentos em private equity, nas indústrias de Óleo & Gás, mineração, agronegócio, saneamento e infraestrutura.
É graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).

Felix Garcia

Felix Garcia, engenheiro e MBA, possui extensa experiência no setor de Infraestrutura, com foco em mobilidade, linhas de transmissão e abastecimento de água. Atuou como conselheiro em diversas empresas do setor e membro da Câmera de Espanhola de Comércio no Brasil. Dedicou-se 13 anos a Acciona, empresa de infraestrutura e energias renováveis, atuando como Diretor Institucional nos últimos 3 anos.

João Marco Braga da Cunha

João Marco Braga da Cunha é economista formado na PUC-Rio e Mestre pela FGV, além de ser Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica, também pela PUC-Rio. Trabalhou durante seis anos no BNDES, mais recentemente, no Departamento de Pesquisa Econômica. A partir de 2017, começou a escrever artigos sobre política e economia que foram publicados jornais como O Globo, Valor e Folha.

Julia Tolenzano (Jout Jout)

Julia Tolezano, 27, conhecida pelo apelido de Jout Jout, é uma vlogueira, escritora e jornalista brasileira. Julia é conhecida pelo seu canal no Youtube com foco em discussões feministas, Jout Jout Prazer, que atualmente possui mais de dois milhões de inscritos. Em 2016 publicou seu primeiro livro, ``Tá Todo Mundo Mal``, que se tornou um dos mais vendidos do país naquele ano.

Karina Ude

Karina Ude, psicóloga e MBA, possui mais de 12 anos no setor de Recursos Humanos, especificamente nas áreas de gestão de talentos, diversidade e inclusão e eficiência organizacional. Desde 2018, assumiu o cargo de HR Global Director na Syngenta, empresa onde trabalhou nos últimos 4 anos.

Adriana Ventura

É deputada federal eleita pelo Partido Novo em São Paulo.
Formada em Administração Pública, Adriana tem mestrado e doutorado em
administração pela EAESP-FGV e tratou em sua tese de ética dos valores e
integridade. É professora de Administração, com ênfase em Empreendedorismo,
Comunicação e Negociação na EAESP/FGV, empreendedora, co-fundadora do
Espaço 10x21 e da Natyvo Cosméticos e Conselheira da Fundação Julita, que
atende há 65 anos pessoas em situação de vulnerabilidade social em São Paulo.

Martin Boehm

Martin Boehm é o reitor da IE Business School. Martin possui um BA em Negócios Internacionais pela Universidade de Reutlingen, um MBA pela Australian Graduate School of Entrepreneurship e um PhD em Marketing pela Universidade de Frankfurt. Se incorporou à IE Business School em 2006 como Professor de Marketing (função que ainda exerce) e em 2017 foi promovido a reitor de toda a escola de negócios. Martin passou a última década pesquisando e prestando consultoria na área de gestão de clientes (customer management).

Pedro Corrales

É o executivo responsável pela área de inovação de draft beer da Heineken España. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e comercial em grandes multinacionais como Heineken, General Mills, Parmalat e Fuente Liviana. Ao longo de sua carreira ganhou diversos prêmios em reconhecimento a campanhas desenvolvidas (ex. “Piensa en Verde” e “Invierno com Häagen-Dazs”) e por ideias inovadoras. É professor de marketing e empreendedorismo no IE Business School.

Pompeu Andreucci Neto

Pompeu Andreucci Neto é o atual Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil na Espanha e Andorra. Diplomata brasileiro de carreira, o embaixador Andreucci Neto serviu entre 2016 e 2018 como Chefe do Protocolo ao Presidente do Brasil. De 2011 a 2016 foi Assessor Diplomático Chefe do Vice-Presidente do Brasil. De 2006 a 2011, Andreucci Neto atuou como Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington, D.C., onde dirigiu o setor de Assuntos Econômicos, Comércio e Política Financeira. De 2003 a 2006, foi Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

Tábata Amaral

Tábata Amaral, 25, cientista política e astrofísica, ativista pela educação. Cofundou o Movimento Acredito, movimento suprapartidário com foco na redução da desigualdade no país e o Movimento Mapa da Educação, que tem como missão engajar os jovens na luta por uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Em 2018, se elegeu Deputada Federal por São Paulo, como a candidata mais votada do Estado, com 264 mil votos.

Jorge Arduh

Atualmente é o CEO da Indra Brasil, empresa multinacional de
Consultoria e Tecnologia. Jorge é graduado em Sistemas Navais e pós-graduado
em Investigação operativa. Com extensa carreira na Indra, foi CEO da empresa em
vários países de America Latina.

Igor Tasic

É fundador e CEO da Startup Europe Week, o maior movimento de empreendedorismo na Europa, com eventos em mais de 300 cidades, promovido em colaboração com a Comissão Europeia. É empreendedor serial, além de especialista em ecossistemas empreendedores e em internacionalização de pequenas e médias empresas. Anteriormente, fez carreira em consultoria (Strategy&/Booz&Co.) e em empresas de grande porte (Orbitall, TIVIT, Telefónica e DuPont). Tasic é PhD candidate na UPCT e MSc. na Columbia/FGV-EAESP.

André Ricardo Cruz Fontes

Exerce a função de Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª. Região. É Desembargador desse tribunal desde 15 de fevereiro de 2001, decorrente de vaga destinada ao quinto constitucional para o Ministério Público Federal, no qual permaneceu de 15 de dezembro de 1989 até 14 de fevereiro de 2001, como Procurador da República e, posteriormente, como Procurador Regional da República. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 2013 a 2017, e atualmente é membro do Conselho da Justiça Federal (Brasília-DF). No âmbito acadêmico, exerce a função de Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e é autor de diversas obras de Direito.

André Edelstein

André Edelstein é advogado com mais de 20 anos de experiência profissional em Direito da Energia e Regulatório. É pós-graduado em Executive Master in Business Administration - EXMBA pelo Instituto de Empresa Business School. Foi juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT-SP), e é Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR desde 2015. Autor de diversos artigos especializados, e reconhecido como um dos principais advogados do setor elétrico brasileiro pela Chambers & Partners (edições Global e Latin America).

Jean Wyllys

Wyllys é jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Eleito pela primeira vez em 2010 para um mandato de deputado federal pelo PSOL-RJ e re-eleito em 2014 e 2018. Wyllys se tornou conhecido inicialmente por ter participado e ganhado a quinta edição do programa Big Brother Brasil. Classificado pela revista The Economist como uma das 50 personalidades que mais lutam pela diversidade no mundo, foi um dos mais atuantes parlamentares brasileiros na defesa dos direitos humanos, especialmente em relação aos direitos LGBT.

Márcio Adriano Anselmo

O Delegado Federal Márcio Adriano Anselmo é o atual Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Polícia Federal. É considerado pelos meios de comunicação como a “alma” da Lava Jato, por ter sido o responsável pelas investigações iniciais dos crimes revelados por essa operação. No âmbito acadêmico, é Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, e tem experiência nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança internacional, cooperação jurídica internacional, lavagem de dinheiro e crimes financeiros. É autor de diversas obras jurídicas, com destaque para os livros “Colaboração premiada – o novo paradigma do processo penal brasileiro”, e “Lavagem de Dinheiro e Cooperação Jurídica Internacional”.

Paulo Borges

Proprietário da Atman Production, produtora de grãos em Mato Grosso e um dos lideres do GAS (grupo de agricultura sustentável). Atuou como consultor no SEBRAE e como empresário do Agrobusiness. Atualmente ocupa seu tempo entre a fazenda e a organização estratégica do GAS, principalmente ligada às iniciativas na área de educação.

Renato Janine Ribeiro

É professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, graças à obra ``A Sociedade Contra o Social`` (Editora Companhia das Letras), bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009. Atualmente trabalha como colunista do jornal Valor Econômico.

Rodrigo Menezes

Sócio-fundador de Derraik & Menezes, um dos principais escritórios de advocacia para fundos de Venture Capital e start-ups do Brasil. Membro da Associação Brasileira de FINTECHS e Anjos do Brasil e membro do Grupo Dínamo - ecossistemas de start-ups. Tembém é professor do Insper e FIAP de São Paulo, acumulando grande experiência em torno do ambiente de empreendedorismo e investimentos financeiros.

Sandro Cabral

Doutor em Administração, Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas do Insper, Professor do Insper, professor licenciado da Escola de Administração da UFBA e Bolsista de Produtividade do CNPq. Foi Professor Visitante na New York University (NYU) e na HEC Paris. Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública – com especial interesse em temas relacionados às interações entre governos, empresas e a questões ligadas ao desempenho e accountability em serviços públicos.

Tiago Braga

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Atualmente lidera a Coordenação de Novas Tecnologias Aplicadas a Produtos (Cotea) no IBICT na qual coordena projetos de pesquisa relacionados à informações tecnológica, informações para sustentabilidade e ciência de dados. Faz parte do comitê gestor da Life Cycle Initiative (LCI), iniciativa promovida pela ONU Meio Ambiente.

Leo Zappe

Atualmente, Leo é Global Product Manager da Syngenta Crop Protection, liderando carteiras de múltiplas culturas com forte perspicácia comercial. Como profissional certificado em marketing e excelência em vendas, trabalhou em diferentes áreas do negócio, tanto no Brasil quanto na Suíça, desenvolvendo uma ampla experiência em gestão de produtos, gestão de equipes funcionais, desenvolvimento de negócios e marketing estratégico.

Sixto Arias

Sixto Arias, CEO de Made in Mobile e sócio da Upplication. Anteriormente fue cofundador de Mobext, em sociedade com Havas Media e outras empresas, como Movilisto. É fundador e presidente emérito da Media Market Association. Reinventou a Capaball ferramenta de inteligência artificial que seleciona os melhores conteúdos online para criar planos personalizados de formação. Dedicou sua vida para a inovação e a criação de varios projetos e startups, sempre sobre o mundo digital, e tem focado seus esforços em telefones. É professor de várias universidades e escolas de negócio, como a Universidad Complutense de Madrid, ESIC, Porto Business School e IE Business School.

Raquel Serradilla Juan

Raquel possui um background em engenharia da computação e cursos de educação executiva das principais escolas de negócio da Espanha. Raquel foi VP para o sul da Europa da Altitude Software, uma empresa global focada em soluções para centros de atendimento. Raquel é co-criadora do primeiro mestrado europeu focado em gestão de centros de atendimento, como também criadora e sponsor do prêmio para reconhecimento de profissionais de sua indústria de atuação. Desde janeiro, Raquel é conselheira das empresas GoConnect e E-Voluciona.

MODERADORES

Andrea Martinelli

É managing director da Nello Investimentos, responsável por M&A e projetos de internacionalização de empresas entre LATAM e a Espanha. Executiva com 20 anos de experiência na Europa, foi diretora EMEA para os negócios de Health Care da 3M e VP sênior Global Customer Operations da Schneider Electric. Atualmente também é investidora anjo, mentora de startups e co-fundadora da Impulse4women. É bacharel em Administração pela EAESP/FGV, MBA pela Boston University em Bruxelas e diplomada em Lean Six Sigma-MBB, Venture Capital pela EVCA e Escola de Conselheiros da IESE.

Ariane Landin

Foi Diretora de Marketing de grandes empresas, tais como Santander, Allianz e ESPN no Brasil. Atualmente é consultora em Barcelona para marcas brasileiras e espanholas com foco em estratégias digitais, considerando os desafios das mídias sociais, influenciadores, algoritmos e velocidade e veracidade das notícias. Fez especialização em Marketing na UCBerkeley, MBA na Universidade de Pittsburg, e Programa Executivo de Inovação na ESADE.

Jucinara Schena

Jucinara Schena é jornalista e pesquisadora na área de estudos críticos de mídia, no programa de doutorado em Comunicação da Univesitat Pompeu Fabra, em Barcelona. Atualmente trabalha com a análise do discurso na imprensa escrita online brasileira sob o ponto de vista do pluralismo da mídia com relação à matriz de ideologias políticas. Também colabora desde 2016 como investigadora na Unidade de Inovação Docente e Qualidade do Ensino na Faculdade de Comunicação na mesma instituição em desenvolve a pesquisa doutoral.

Ricardo Mesquita

Ricardo acredita que há uma lacuna crescente entre o que a maioria da educação oferece e o que os humanos precisam para o futuro. Atualmente, ele trabalha na construção de uma iniciativa de aprendizagem imersiva, a @ie.edu, usando bootcamps para atender às demandas do mundo em rápida mudança do trabalho. Isso é alimentado pelo seu profundo interesse na evolução do emprego, aceleração de competências e recrutamento de talentos na era da Inteligência Artificial. A missão do IE Exponential Learning é apoiar os indivíduos no seu crescimento contínuo, na sua capacidade de se adaptar e criar novas oportunidades profissionais para si próprios. Empreendedor e aprendiz ao longo da vida, o ex-CEO da thelabmiami.com, também é co-fundador da Beta-i, mentor da Startup Chile, e co-autor do livro “A Alma do Negócio”, um roteiro para empreendedores que querem se estabelecer em Portugal.

José Esteves

José Esteves é professor full-time de Sistema de informação na IE Business School. Suas áreas de interesse são transformação digital, implementações de ERP, segurança cibernética, e, mais recente, automação inteligente. Acredita que a forma como as pessoas interagem com a tecnologia da informação determinará o sucesso ou o fracasso de sua adoção e implementação. Foi chair da eGovernment Software AG - Alianza Sumaq, que se concentra na análise e compreensão das iniciativas de eGovernment na Espanha e na América Latina. Além de sua pesquisa e ensino, atua como consultor de várias empresas - algo que ele acredita ser uma contribuição importante para suas atividades acadêmicas. É Doutor em Software – Sistema de Informação, pela Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, Espanha; Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal; Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Tecnologia Empresarial, Porto, Portugal; e Engenheiro em Informática e Sistemas pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Luisa García

Luisa García é sócia e diretora geral do LLORENTE & CUENCA na Espanha e Portugal. Foi CEO desse escritório para a Região Andina, e atualmente é Chief Operating Officer (COO) para a América Latina. Foi eleita uma das 50 mulheres de negócios mais influentes da América Latina pela publicação Latin Business Chronicle em 2013 e 2014.
No ano de 2014 o Stevie Awards for Women in Business 2014 como a reconheceu como “Executiva do Ano na América Latina”, “Executiva do Ano na área de Serviços Corporativos” e a “Mulher do Ano na categoria de Comunicação”.
É graduada em Ciências da Informação, com especialidade em Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade Complutense de Madrid, e possui MBA pela Universidade Adolfo Ibáñez do Chile. Possui, ainda, estudos adicionais de pós-graduação na Universidade Georgetown e na Universidade de Phoenix, ambas nos Estados Unidos.

Estela Viana

Estela Viana é jornalista, de São Paulo, e está há mais de 15 anos na Espanha. Atualmente, é diretora da Emissão em Português, da Rádio Nacional da Espanha, e colaboradora de programas de debate na HispanTV e TVE e em mesas redondas na Casa de América de Madri. No Brasil, trabalhou na extinta Gazeta Mercantil e na editora Abril.

Vasco Bivar de Azevedo

Vasco Bivar de Azevedo é sócio de Cuatrecasas desde 2007, e Advogado associado desde 2005. A sua atividade profissional tem-se centrado em torno da assessoria jurídica a empresas nacionais e estrangeiras, especialmente em matéria contratual, societária, fusões e aquisições; capital de risco; reestruturação de empresas; distribuição, tecnologias de informação e Media. Possui também uma vasta experiência na assessoria jurídica a operações de investimento estrangeiro em Portugal. É membro da China desk e da Indian desk da Cuatrecasas desde 2008. Co-coordenador do Grupo CGP Start-ups em Portugal. Foi advogado associado da Luiz Gomes & Associados de 2002 até 2005.

Priscila Kosaka Monteiro

Pesquisadora do programa “Novas tecnologias para detecção precoce do câncer” e do Bionanomechanics Lab do Instituo de Micro e Nanotecnologia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), onde desenvolveu seu projeto “Nanosensor ultrassensível para a detecção precoce no sangue de câncer de mama”. Doutora em Químico-Física pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Seu principal interesse é o desenvolver ferramentas de diagnóstico ultrassensíveis para a detecção precoce do câncer mediante a fusão de sistemas nano-mecânicos com outras nanotecnologias prometedoras, em particular a nano-ótica. Avaliadora de projetos na Comissão Europeia. É membro editorial da Revista Translational Materials Science, e editora convidada de um número especial na Revista “Sensors” (Elsevier). Faz parte do conselho assessor científico da empresa Mecwins.

Contato

Ligue pelo telefone abaixo ou nos envie uma mensagem!

+34 682 026 996